Skip to content

Há luz no fim do túnel??? Como construir um Brasil vencedor???

julho 11, 2014

images


Sete a um, apagão, depressão … Se fosse só no futebol, até que estava bom, mas é também na saúde, educação, segurança, infra-estrutura das cidades, energia, política. Mas agora até no futebol, realizamos que o Brasil já não é a referência há muito tempo. Bom, a ficha caiu, mas o que fazer??? Há uma luz no fim do túnel??? Como construir um Brasil vencedor??? Mas não só no futebol…

Não, não tenho aqui uma solução imediatista, nem uma formula mágica. Também não vou entrar em política, pelo sim e pelo não situação e oposição já tiveram suas chances várias vezes e já acertaram em algumas, mas cansaram de errar, fracassar e nos decepcionar.

O que fazer? Fugir do país e se instalar em um condomínio em Miami, ser dekassegui no Japão, estudar fora e buscar uma carreira internacional, ser garçom, atendente, empresário, dentista, ou o que der para fazer com o passaporte Europeu, que alguns de nós guardamos na gaveta para o plano B?

Já segui este caminho também e mantive esse modo de pensar por quase 20 anos, e muitos dos quais vivendo ou viajando intensivamente entre Ásia, Europa e Américas. Acho que agora chegando aos 50 anos, minhas fichas vem caindo já algum tempo e as peças de uma solução começam a se encaixar na minha cabeça.

Voltei sim para o Brasil e vivo aqui há mais de 10 anos. Tentei o Rio, voltei para minha terra natal São Paulo e finalmente decidir me instalar em Florianópolis, terra da minha esposa e companheira para buscar uma infância mais equilibrada, livre e feliz para meu filho.

Aprendi algumas coisas em minha jornada e principalmente ao viver na Alemanha e no Japão, este último por 3 anos. Esses países já foram arrogantes e tentaram dominar o mundo. Esses países já provaram uma derrota, e muito mais que 7 a 1, tiveram “terra arrasada” e tiveram que começar tudo do zero. Mas entendi, aos meus 16 anos, a fazer intercâmbio na Alemanha, que eles tinham aprendido um lição como povo. Eles tinham ojeriza ao próprio passado, mas educativamente tomaram como uma lição individual e para cada um e não só como missão dos governos. Lá entendi civilidade, responsabilidade de cada um, respeito a regras, planos, horários, respeito ao próximo.

No Japão, estive mais tarde, nos meus 30 anos. Igualmente um país reconstruído nos destroços de duas bombas atômicas que não destruíram somente duas cidades, transformaram o orgulho de uma nação em pó. Lá encontrei um nível ainda mais avançado de civilização que na Alemanha. O respeito ao próximo e a civilidade é já um tapa na cara imediato a qualquer um que ouse ser mais esperto e se aproveitar dessa benevolência toda. Só como exemplo, a polícia japonesa não tem armas de fogo e por mais difícil que nós possamos entender como poderia funcionar. Funciona… Sim, funciona…

O que Alemanha e Japão tem em comum, além de uma derrota bem maior que 7 a 1. Eles aprenderam que civilidade, educação, respeito é missão de cada um. Eles aprenderam a respeitar as leis, regras, acordos, pois aprenderam que o melhor para todos é melhor que o melhor para o indivíduo. Ser “espertalhão” no Japão é uma vergonha, digna de suicídio quando desmascarado.Ser aposentado no Japão é uma vergonha, pois é voltar para a casa e reconhecer não ser mais útil para sua sociedade, para seu país. Isso é muito difícil para um brasileiro entender. Mais de novo, eles aprenderam tomando bem mais de 7 a 1.

Portanto, BRASILEIROS, meu filho, meus amigos, eu mesmo, prefiram o 7 a 1 como uma dica “barata” de “terra arrasada”, amarre o AMOR na chuteira, aprenda com a Alemanha a como fazer o turnaround no futebol em 12 anos, se inspire na própria Alemanha ou Japão a como ter responsabilidade e civilidade individual pelo bem de todos. Evite de escolher seus líderes os ditadores, enganadores ou pessoas que possam levar o nosso país a derrotas tão devastadoras como a Alemanha ou Japão na guerra.

Ou melhor, reconheça talvez que esse 7 a 1, é o “wake up call” de que na verdade nós já perdemos a guerra, da saúde, educação, etc, etc e que essa copa mais uma vez nos manteve iludidos com a famosa tática romana e italiana  do “Panis et Circenses”. Pois é, a Itália também perdeu a guerra e ainda não conseguiu criar o “turnaround” da Alemanha ou Japão. (Mas isso é tema mais profundo e para um outro post.)

Ou seja, vou ser claro. . Nós perdemos a guerra. E não só no futebol . Acordemos, Wake Up. Podemos escolher 3 caminhos. O do Japão, o da Alemanha, o da Itália ( e me permito, pois tenho também a cidadania italiana e vivi lá por 4 anos.) Claro que simplificando muito, a Italia escolheu o caminho do pão e circo, da individualidade e dos Berlusconis.

Agora BRASILEIROS, meu filho, minha família, meus amigos, eu mesmo. Agora é comigo, com você com cada um. Por favor, pense e escolha o caminho do respeito, da civilidade, da educação, vote certo. Assuma a responsabilidade e respeito pelo que acontece ao seu redor. E amarre o AMOR na chuteira, pois acho que se escolhermos o caminho da Alemanha e do Japão, temos na nossa nação um conteúdo extra que podemos potencializar o resultado que conseguiram. Eles chegaram até o respeito ao próximo. Se conseguirmos além de respeitar, AMAR ao próximo como a nós mesmos, aí sim acredito que teremos criado um novo patamar de civilização.

Mais não entenda o AMOR como um tom religioso ou dogmático. Nós brasileiros temos sim um AMOR a mais para dar a todos e a Copa é prova disso. Entenda como fizeram os Japoneses ou Alemães que quando o para mim é maior que o para todos, todo mundo perde. Somos partes vivas, interconectadas e integrantes do mesmo universo. Se eu pisar na cabeça do outro para não me afogar, acabarei me afogando também.

Repito, então, aceite esse 7 a 1 como uma dica “barata” que na verdade perdemos a guerra. Enxuque as lágrimas, aproveite essa dor para pensar, meditar, beber, fugir da realidade por alguns dias. Agradeça que a bomba atômica nunca caiu por aqui para termos que acordar. Mas acorde, e faça a sua parte seja civilizado, respeite seu próximo, contribuía para a (re)construção do TODO. Escolha seus líderes com inteligência. Ame e sejamos felizes !!!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: