Skip to content

Pensando em emendar esse fim..zinho de ano ???

abril 2, 2013

Nas conversas com amigos, essa foi a frase dos últimos dias, agora que o Carnaval passou, só nos resta emendar esse fim…zinho de ano …

… e bem, em um mundo em que impera o “chaos” , trânsito, violência, corrupção, inversão total de valores, até que a vontade é essa mesmo, fugir de tudo isso e deixar que o tal fim do mundo se encarregue de resolver o que não conseguimos individualmente mudar.

Pois bem, mas hoje acabou o horário de verão (verão esse que nem sei se existe mais, “by the way”), e nos dá a oportunidade mais uma vez em reformular e repensar o que poderíamos fazer de diferente nesse novo ciclo que se inicia com o pós-carnaval. (Aliás, algo que também deveríamos repensar aqui no Brasil com nossos anos de 10 meses …) Cada um de nós, dentro das nossas esferas, empresa, família e consigo mesmo, toma suas decisões de ano novo e se programa para iniciar a dieta na segunda-feira, uma nova atittude no trabalho, uma mudança nos rumos da empresa e por aí vai.

Não sei bem porque, sinto que este ano será diferente. Não sei se porque estamos todos insatisfeitos com o “status quo” geral e chegou a hora do basta, ou seja porque as previsões do fim do mundo instaurados no inconsciente coletivo nos geram uma esperança de que as coisas tem mesmo que mudar para valer.

O fato é que tenho ouvido frases que inspiram mudanças em todos os níveis como pessoal, empresarial, mental, espiritual. Uma que me chamou atenção foi: “Cansei de comprar o que não preciso, com o dinheiro que não tenho, para mostrar para as pessoas que nem bem conheço”. Outra coisa que não sai da minha cabeça são as palavras frugalidade e simplicidade. No lado empresarial, me inspiram os empreendedores que com seus start-ups querem mudar o mundo transformando indústrias. E nesse caso tenho que citar mesmo o Steve Jobs: “Os loucos que pensam que podem mudar o mundo, são aqueles que efetivamente o fazem” (veja o vídeo). E pelo bem ou pelo mal (para quem leu sua biografia), foi o que ele realmente fez com a indústria da música, celulares, computadores, mídia impressa, etc.

Ou mais espiritualmente falando, vi recentemente o filme Siddhartha, dos anos 70, supostamente uma paródia da vida do príncipe indiano que virou Buddha, e líder espiritual para bilhões de pessoas do lado de lá do mundo. Para resumir, ele vivia no suposto “paraíso”, mas foi conhecer o mundo, suas tentações, passou pelas suas experiências e buscou a solução para o sofrimento humano e foi no desapego, na simplicidade em que encontrou o seu “Nirvana”.

Aí, você me para e diz: aonde quer chegar com tudo isso? O que a Mobi9 tem ha ver com isso? Leio seu blog normalmente, mas agora você me confundiu …

Pois então, Mobi9 é mobilize … inove. As pessoas são as empresas e as empresas são as pessoas. Start-ups de empresas são como incubação do sonhos de seus empreendedores. Portanto, me diga qual é o seu sonho e te direi se você deveria considerar mesmo emendar esse fim…zinho de ano. Se seu sonho for de mudar o mundo, ainda que na esfera em que tem atuação, mobilize e inove. Inove ao reformular seus sonhos, seus desejos, suas metas de início de ano. Busque uma verdade maior, um sonho mais completo do que um IPO para ficar rico aos 30 anos de idade. Inove ao ser louco suficiente para achar que pode mudar o mundo. E mobilize, pois sozinho não se consegue nada. Tenha um sonho grande que inspire sua equipe, amigos, família, energize-os com sua visão transformadora e utilize seus recursos com frugalidade e simplicidade.

Ou seja, o início de empresa é como uma resolução de ano novo. Pode começar na segunda e terminar na quinta ou pode transformar mercados e indústrias. Agora nada acontece se você não começar. Portanto, aproveite esse momento, reveja e reformule seus sonhos e se for louco para achar que pode mudar o mundo, dê seu primeiro passo … Ou simplismente emende esse fim…zinho de ano e torça para que no ano que vem tenhamos de novo a oportunidade de recomeçar.

********************************************************************************************

Veja também mais posts na Mobi9 …

Aposentadoria aos 30 anos, após seu start-up de internet … reconsidere

Milestone Map: Uma forma simples de controlar um start-up complexo

The tipping point of social media: Arte ou ciência para influenciar nas curvas “S” de adoção de novos produtos e tecnologia?

Start-ups: O que considerar ao criar sua (logo)marca?

10 passos para a inovação

Veja também os artigos que escrevemos para o Portal da Endeavor em 2011 …

********************************************************************************************

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. faustino permalink
    fevereiro 26, 2012 9:23

    OI Andre

    Excelente texto. Parabéns e obrigado por compartilhar. FAustino

  2. andrebianchi permalink
    fevereiro 26, 2012 10:29

    Obrigado Faustino. Abs.

Trackbacks

  1. Mentes Criativas: Canais Propícios para Inovação « mobi9: mobilize…inove
  2. Não vou comprar o iPhone 5 … « mobi9: mobilize…inove

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: