Skip to content

Inovação: Simples Assim

fevereiro 14, 2012

Simples Assim: Essa argola para chaveiros poupa nossas unhas. E por que nunca pensei nisso antes? (Dica do Hugo Janeba)

Pois é, não são poucos os pedidos que tenho de empresas para ajudar a repensar a empresa em busca da tão desejada inovação. O vírus empresarial do momento é a obsolecência, pois os ciclos de produtos e tecnologias estão muito mais curtos e a maioria dos “incumbents” em muitos setores padecem do mal do “cash cow” em que seus grandes negócios tradicionais são rentáveis mas declinantes e a obsessão é a de encontrar o “next big thing”.

Aí me aparece essa argola pela frente e me faz mais uma vez parar para pensar. Como uma coisa tão simples ainda não tinha sido pensada antes? Não é o caso de uma nova tecnologia ter criado um “breakthrough” na fabricação de anéis e argolas. Não foi gerado também por grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Por que então não conseguimos replicar um pensamento tão simples e inovador dentro de nossas empresas.

Aquí paro um pouco o raciocínio para sugerir a leitura de um outro post que escrivi para a Endeavor:

Preparando um urso para um sprint de 100m.

Voltando por aqui me recordo do lançamento da Oi há exatos 10 anos. Em um ambiente das teleisso, teleaquilo, contas malucas, planos complicadíssimos, marcas tecnológicas que afugentavam a emoção dos clientes ou pior traziam rejeição total, inspirados pelos start-ups Europeus da Orange, Amena, entre outras e com a ajuda da consultoria de marcas inglesa Wolff Olins, foi lançada a Oi, Simples Assim. Tão logo vieram Vivo e Claro trazendo conceitos de marca semelhante. Na verdade para ser justo a marca Claro já tinha sido feita no sul do Brasil, utilizando o mesmo conceito e muito defendido pelo Paulo Gonçalves, que depois brigou pelo mesmo conceito no lançamento da Oi. Mas para ser ainda mais justo esse mesmo conceito tinha já sido usado pelo amigo que nos deu a dica acima, Hugo Janeba, ao trazer o Baby na Telesp Celular, um sucesso absoluto na época, e como ele mesmo me comentou, inovação é o que reduz custos ou traz receitas, o resto é conversa fiada …

Mas o que quero dizer com tudo isso?

Quero dizer que a inovação está por aí, em todo o lugar e dentro de nós mesmos. Por vezes, basta tirarmos os véus que nos cobre a visão. Por vezes, basta que se tenha coragem para aceitar uma verdade que não esteja dentro de nós. Nas organizações, basta ter coragem como executivo em bancar um projeto que se acredita e pode não ter caído ainda no lugar de aceitação comum. Por vezes, ouvir o conhecimento já disseminado entre seus colaboradores e fábrica que muitas vezes se perdem ao subir a escada hierárquica.

Arrisco a dizer que a inovação é em geral um conhecimento, um arquétipo, latente esperando somente as condições necessárias para emergir … vontade, coragem, energia, atitude.

Inovação é Simples Assim, não que seja fácil, mas é Simples.

********************************************************************************************

Veja também mais posts na Mobi9 …

Milestone Map: Uma forma simples de controlar um start-up complexo

The tipping point of social media: Arte ou ciência para influenciar nas curvas “S” de adoção de novos produtos e tecnologia?

Start-ups: O que considerar ao criar sua (logo)marca?

Aposentadoria aos 30 anos, após seu start-up de internet … reconsidere

10 passos para a inovação

Veja também os artigos que escrevemos para o Portal da Endeavor em 2011 …

********************************************************************************************

Também estamos divulgando no site da Bianchi & Associates os posts mais acessados de 2010 e 2011:

TOP POST 2011 – Não comprei o iPad 3G. E agora? Que opções tenho para conectar o iPad com mobilidade?

TOP POST 2010 – Como assistir Netflix, Hulu, Vudu no Brasil?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: