Preparando um urso para o “sprint” de 100m – via @endeavor
Sei que o título não é o dos mais tradicionais, se fosse escolher uma missão impossível trataria dos elefantes, mas os ursos, apesar de pesados e aparentemente sempre sonolentos, e sinônimos de mercados em queda (“bear markets”), são sim capazes de correr a mais de 40km/h, batendo até os grandes velocistas humanos.
Esta é a minha crença nas grandes empresas. Existe sim, de forma latente ou não, pelo menos um urso velocista residente nas grandes empresas, capaz de inovação e geração de novos negócios. O grande desafio é saber como acordá-lo.
Nos últimos 15 anos, tenho feito “start-ups” e desenvolvimento de negócios, principalmente no ambiente de grandes grupos empresariais, brasileiros e estrangeiros e, de forma geral, o desafio da inovação não é trivial. Vou procurar resumir alguns aprendizados desses start-ups.
O primeiro, e talvez mais importante, que também ouvi de um grande executivo no CEO Summit 2011, é que a inovação não deve ser isolada a um departamento de novos negócios ou pesquisa, mas sim a organização como um todo deve ser responsável e cobrada pela inovação.
O segundo é que a organização deve trabalhar com o “elástico esticado”, com metas aparentemente irrealistas, pois só assim o ser humano sai da sua zona de conforto para buscar soluções inovadores para seus problemas. …
Leia o post completo no portal da Endeavor Brasil …
********************************************************************************************
Veja também mais posts na Mobi9 …
Milestone Map: Uma forma simples de controlar um start-up complexo
Start-ups: O que considerar ao criar sua (logo)marca?
Aposentadoria aos 30 anos, após seu start-up de internet … reconsidere
Veja também os artigos que escrevemos para o Portal da Endeavor em 2011 …
********************************************************************************************
TOP POST 2010 – Como assistir Netflix, Hulu, Vudu no Brasil?
Trackbacks