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TT Promo da Coca-Cola gerou 86 milhões de impressões em um dia no Twitter, enquanto o Brasil continua seu “hostile take over” dos tópicos

junho 25, 2010

Coca-Cola Promoted Trend Nets 86 Million Impressions on Twitter (via@mashable)

As marcas começam a testar suas ações no Twitter e medir os primeiros resultados. Na semana passada tinha sido o filme Toy Story3 a estrear o o formato promocional nos trending topics do Twitter. Esta semana foi a vez da Coca-Cola fazendo o TT #WC2010.

E o resultado? Segundo Mashable (link acima), a campanha obteve 86 milhões de impressões em um dia por um custo de algumas dezenas de milhares de dólares. A Coca-Cola se diz satisfeita com o resultado da campanha, que leva a uma área oficial dentro do YouTube. Visto que todos estão experimentando e tentando explorar essas novas águas, devemos ver mais campanhas nessa linha nos próximos dias e explorando a movimentação da Copa do Mundo no Twitter.

Aqui no Brasil estamos também começando ver algumas ações como a da Claro com o Ronaldo e perfil @claroronaldo atraiu nas últimas semanas mais de 250mil seguidores. Outros exemplos, menos seguidos que uma aposta em celebridade, incluem os perfis criados pela TV1 com o bolão SEMP TOSHIBA (@semp_toshiba – 1.5 mil seguidores) e as marcas Guaraná Antartica (@camisacampea 1.5 mil seguidores) e Brahma (@brahmacerveja 7.5 mil seguidores) acompanhando os jogos da copa. Pela Agência Click as ações @_gatorade e @sonyericssonbr aparecem também próximas a 1 mil seguidores.

Interessante foi o chamado “Rei do Merchan”, Milton Neves, que “retwitta” constantemente a seus mais de 60 mil seguidores mensagens da Brahma Express (@choppbrahmasjc), e nesse caso trata-se de uma ação nada diferente do que ele já faz constantemente nos seus vários programas de rádio, TV e os seguidores parecem estar encarando bem, pois estão acostumados pela sua forma de atuar.

A Copa do Mundo tem se provado o ambiente ideal para esses experimentos, mas vemos também que com os movimentos tipo CALA BOCA GALVAO e seus derivados, marcas e forças como a Rede Globo também estão começando a tentar entender (ou não?) como pilotar sua credibilidade dentro das redes sociais. Hoje, por exemplo durante o jogo do Brasil, os 10 trending topics mundiais chegaram a ficar 100% brasileiros (foto abaixo mostra um momento com 7/10), um verdadeiro hostile take-over do Twitter por brasileiros. De forma natural, ou manipulada, é isso que vem acontecendo fortemente no Twitter nas últimas duas semanas. Uma grande oportunidade, mas também um grande desafio para as marcas explorarem essas águas.

E aí mais alguém viu cases interessantes? Estou preparando um estudo sobre o tema e apreciaria mais inputs…

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