Skip to content

Apps de Revistas no iPad: Hype ou Trend?

junho 26, 2010

Saiu recentemente a versão da famosa Sports Illustrated para o iPad, com aplicativo grátis disponível para download na App Store, com direito a degustação de uma parte de edição. Para comprar as edições, o preço tentativa padrão de quase US$5 continua a aparecer (Mesmo preço da Time, Wired, etc). Das revistas que lançaram demo há 6 meses, a SI é talvez a primeira em que a entrega se aproxima da visão desenvolvida anteriormente em vídeos demos. Veja o demo feito pela SI e colocado no YouTube….

.

Bom, o aplicativo da SI real ainda não faz tudo isso, mas está chegando bem perto. Testei ontem e me surpreendi com a implementação da roda de compartilhamento e informações, que até agora só tinha visto em demos da Time e SI. Não só isso, mas uma boa integração com multi-mídia e navegação com a web.
Mas algumas perguntas continuam em aberto sobre esses apps de revistas:
– Vale US$5 para cada edição?
– Vão vender tão bem como a primeira edição digital da Wired?
– Hype ou trend?
– App ou web?
– E o billing? Direto ou App store?

Para apimentar ainda mais a discussão, Pete Cashmore, lider da Mashable, escreveu esta semana para a CNN um artigo que coloca a provocação de não se acreditar na hype das revistas digitais como app, ressaltando que não estão entregando o poder da web e que cases como a Wired que vendeu mais edições digitais que em banca, não passam de um hype da novidade.

Pois, bem. Acho que vale a pena ler o texto do Pete, concordo que até aqui os apps tem decepcionado, mas discordo em alguns pontos.
1. Estamos vendo somente as primeiras versões de aplicativos, evoluirão a cada dia
2. Web apps não geram todo o potancial de funcionalidades, por exemplo não utilizam a memória do iPad e permitindo ler off-line, dependendo de uma boa conexão sempre
3. Ao simular uma versão semelhante ou incremental ao papel, facilitam a defesa do aumento da circulação das revistas e melhor negociação de contratos publicitários, com economia de escala

Isso somente para falar algumas. Acredito que estamos vendo os primeiros momentos de algo que vai revolucionar o mundo das publicações, e ainda não está claro que formato irá tomar. Portanto, esse debate é útil e importante pois é trocando essas idéias com Cashmore e outros é que vamos refinando e desenhando a presença das publicações nesse novo mundo dos tablets…

E você, qual a sua opinião?

Share

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: