Mais de 1/4 do acesso mobile da Wired.com já vem do iPad!
Na última semana a Wired divulgou esses números surpreendentes. Em menos de 3 semanas após o lançamento, o iPad já atingia 26% dos acessos mobile.
http://www.wired.com/gadgetlab/2010/04/wired-ipad-traffic/
No ano passado a Wired já nos surpreendia com outro número: 92% do acesso mobile era feito através do iPhone OS (iPhone ou iPodTouch)
http://www.wired.com/gadgetlab/2009/07/what-mobile-tech-wiredcom-readers-use/
Após o lançamento do iPad, os acessos via iPhone e iPodTouch caíram, comprovando a lógica que os earlyadopters do iPad seriam certamente os usuários de iPhone ou iPodTouch.
A substituição é justificada uma vez que a experiência de navegação na nova tela é certamente muito melhor.
O curioso disso tudo é que após o buzz do video viral da Wired, apresentando suas estratégias para tablets (o que ajudou a promover o próprio iPad), a Wired não só não emplacou nenhum aplicativo para o novo dispositivo, como ainda não adequou seu site.
Segundo a própria Wired, isso chega a ser irônico, uma vez que praticamente todos os vídeos do site rodam em flash. O mais irônico é que aquele vídeo viral, foi produzido juntamente com a Adobe (que esta semana divulgou que abandonou qualquer iniciativa de integração com o iPhone OS)… “wired”.
Mas como também anunciado, a Wired já se rendeu e desde a semana passada vem trabalhando na compatibilização para o iPad, e à sombra de outros grandes sites (http://www.apple.com/ipad/ready-for-ipad/), adota o HTML5 como novo padrão.
Ao que parece, a polêmica de compatibilidade do iPhone OS com flash deve ser resolvida, mas não tão breve, para o lado da Apple, que catalisa a adoção do HTML5.
Ainda assim a discussão entre flash e HTML5 está pegando fogo. Muitos desenvolvedores atestam que o HTML5 tem se mostrado realmente mais eficiente e seguro. Mas segundo Jan Ozer, especialista em tecnologias de video (autor de 13 livros sobre o assunto), os testes ainda deixam o impasse no ar. O flash em alguns casos ainda vence o novo HTML5 (veja o resultado completo dos testes em:
http://www.streaminglearningcenter.com/articles/flash-player-cpu-hog-or-hot-tamale-it-depends-.html)
O fato é que navegar pelo iPad já se mostra uma experiência diferente, e muito mais agradável, do que fazer o mesmo pelo desktop ou por um dispositivo mobile.
por: Alexandre Leal Machado :: mobi9
Trackbacks