Skip to content

O iPad será seu novo video game!

abril 26, 2010

Não, não estamos tão contaminados com a magia de Steve Jobs, nem tampouco comparando o iPad com qualquer video game de 3a geração (na verdade, nem de 2a geração).

Primeiramente temos que olhar para o maior paradigma da indústria de games, de como lidar com dois universos completamente distintos entre os jogos AAA e os jogos casuais.

Jogos AAA são aqueles jogos altamente elaborados, com custos de produção dignos de um blockbuster, e obviamente com altíssima expectativa de rendimento nas vendas para os consoles de última geração, a exemplo de Halo, God of War ou GTA4, que custou cerca de US$ 100 milhões para ser desenvolvido.

Você acha isso muito? Só para nos situar, já em 2007 a indústria de games passou a do cinema em faturamento! 63% dos americanos jogaram algum video game no último semestre enquanto apenas 53% foi ao cinema no mesmo período.

Já os jogos casuais são mais simples e consequentemente mais baratos, feitos para um outro público, e contam com a portabilidade na possibilidade de se jogar através de sites ou dispositivos mobile.

Apesar de mais simples, os jogos casuais mostram seu poder. Se você está no Facebook,  ou já foi contaminado pelo Farm Ville, ou já se cansou de receber mensagens dos amigos que participam do jogo, afinal, mais de 200 milhões de pessoas jogam algum jogo pelo Facebook (mais de 50% dos cadastrados na rede social).

Farm Ville e Colheita Feliz

Colheita Feliz, conhecido como Farm Ville brasileiro, é a “versão” do jogo no orkut, e já bate o incrível número de 19 milhões de jogadores!!  Para se ter uma idéia, isso representa mais de 3 vezes a audiência brasileira no Twitter, e ainda não se compara com o que é o Facebook aqui (2,2 milhões).

O mundo mobile parece já ter sido contaminado por essa febre. Dos mais de 2 bilhões de downloads de aplicativos feitos na AppleStore até o ano passado, os games lideram como categoria com 17% do volume (seguidos por livros e entretenimento).

Painéis sobre jogos em rede sociais e iphone aconteceram pela primeira vez na GDC (game Developers Conference) deste ano, indicando as tendências de convergência entre esses universos.

É evidente que nos novos dispositivos tablets, os games devem chegar com força. O iPad já nasce com uma grande vantagem, pois boa parte dos jogos feitos para iPhone e iPodTouch podem ser facilmente adaptados às novas dimensões. Entretanto o iPad não é pocket, e criando um nicho entre seu celular e seu desktop, traz não somente uma área mais adequada para interface de games como também novas características de utilização.

Enquanto jogos para o celular são utilizados em qualquer local, em curtos espaços de tempo, o uso no iPod tende a ser mais longo e em casa, ou ao menos não deverá ser carregado pra qualquer lugar que você vá.

Com mais espaço e mais tempo, novas dimensões podem ser exploradas (e serão!) no universo de games, e com certeza boa parte do sucesso do iPad, ou de qualquer tablet, será calcada sobre esse mercado.

Claramente existe um latifúndio a ser semeado entre os jogos em redes sociais e dispositivos mobile. Quais as possibilidades de modelo de negócios nesse novo universo?
Eu já imagino uma série de oportunidades a serem exploradas, mas isso fica para outro post..! 😉

por: Alexandre Leal Machado :: mobi9

Share

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. abril 26, 2010 13:13

    Um bom exemplo de jogos para essa nova geração de player é o Real Racing HD. Desde que o iPad foi lançado ele está em primeiro lugar nos aplicativos pagos mais baixados. Eu não resisti e gastei $9.99 no aplicativo. Após jogar algumas vezes (muuuuitas vezes!), cheguei a seguinte conclusão, ele vale o dobro do preço!

  2. abril 26, 2010 13:59

    Este artigo me lembrou uma campanha ( http://www.youtube.com/watch?v=CIzLd8zRwXw&feature=player_embedded ) claramente inspirada em jogos casuais.

  3. Ricardo Grego permalink
    abril 27, 2010 12:05

    Fiquei impressionado com a qualidade do jogo Iron Man 2 para iPhone!
    http://www.techguru.com.br/video-ironman-para-iphone.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: