Skip to content

Hulu, Netflix, Vudu, Boxee, Apple TV: uma revolução silenciosa trazendo a você poderes em frente a sua TV …

abril 28, 2010

…….

Veja também: 8 Ways to Watch TV and Movies Without Cable – Hulu, Netflix, … | PCMag.com

Não é de hoje que venho explorando as novas opcões à TV Aberta e Cabo. Tenho visto testes há alguns anos de instalações locais multi-mídia passando as séries Heroes, Lost, House, Office, etc e filmes no dia seguinte que elas vão ao ar nos EUA via iTunes, iPod, iPhone, PC, Mac, TV … Para vocês terem uma idéia como funcionaria, um usuário premium estabelecido nesse novo mundo, aí vai uma típica configuração: uma Apple TV na sala ligada a uma TV LCD 50″, um Mac Mini (e um PS3) no quarto ligados a uma LCD 40″, um laboratório no home office com um iMac, um PC e um MacBook Air, todos devidamente habilitados para compartilhar o Home Sharing no iTunes e acesso a demais serviços de Video on Demand que se possa imaginar. Isso sem falar no Wii na casa de fim de semana e os cabinhos que acompanham com iPhone, iPad, iPod levando filmes, músicas e séries de TV para qualquer lugar que se vá e possa conectar a uma TV … Bom, deu para entender a situação …

Tudo isso para dar somente um contexto, pois tenho testado o tema para valer, e claramente existe já um mundo paralelo à TV aberta e a cabo disponível, mas pelo que converso por aí, pouca gente ainda se deu conta da transformação que isso deve causar nas nossas vidas nos próximos anos. Por muito tempo a TV aberta definiu o que veríamos ao chegar em casa depois de um dia de trabalho. Se o Jornal Nacional e a novela das 8h ou que partida de futebol, a programação já estava praticamente determinada, principalmente aqui no Brasil, onde algumas casas praticamente tinham a TV da Globo praticamente ligada o dia inteiro.

Pois bem, esse mundo já mudou e silenciosamente vem transformando os hábitos dos jovens e lentamente influenciando as famílias para desespero dos mídias antigos que insistem em manterem seus planos de mídia habituais. O poder hoje está na mão do usuário e muito mais do que ele já tinha com o controle remoto. Hoje ele pode escolher o que ver, quando ver, como ver e em que device ver. Assim, e voltando para ao meu caso, raramente tenho consumido a mídia empacotada da forma como se fazia antigamente. E não estou sozinho neste mundo, pois o que estou fazendo por aqui está se tornando um hábito muito difundido nos EUAs.

Bom, vai aí um dia típico de um usuário nesse novo mundo… Acorda às 5 da manhã e faz seu esporte, retorna e lê o WSJ no iPad. Liga a Apple TV e passa o filme do Toy Story para seu filho se entreter enquanto termina suas leituras no iPad. Após o café da manhã, no taxi a caminho de uma reunião se atualiza no iPhone nos apps do Valor e Estadão e checa seus e-mails. De volta ao home office, vê os últimos vídeos diretamente baixados para a Apple TV do NYT, particularmente os de tecnologia do David Pogue … Ao longo do dia, pilota seu laboratório com multi-computadores, postando no blog em um, respondendo e-mails em outro, assistindo últimos vídeos do Engadget através do Boxee em um terceiro computador. Seu filho chega do colégio e assiste através do PS3 habilitado para o Netflix o filme dos Incríveis. Jantar em família e filho na cama, e o casal está pronto para usar seu MacMini no quarto ligado a Boxee para assistir as últimas séries no Hulu ou Netflix, ou mesmo ouvir música pelo Pandora …

Se você acha que tudo isso é filme de ficção científica, se enganou. Tudo isso poderia estar acontecendo na minha ou sua casa. E isso é só o começo. Com o iPad na mão, essas operações ainda ficaram mais simples com os aplicativos da ABC, Netflix, WSJ, etc, etc … E tudo isso com a Apple dizendo que a Apple TV é somente um hobby no momento. Imaginem quando a Apple, Google e desenvolvedores decidirem que a bola da vez deixa de ser o tablet e passa a ser a TV e o set-top-box … Assistiremos a tudo isso com prazer, …, sentado no sofá …

(Atualizado às 13:12h dia 28Abr – e em tempo e sincronia, Mashable acaba de publicar que Netflix planeja sua expansão internacional)

Share

Veja também o belo texto da Larissa Herbst, questionando se enfim a Apple TV deixou de ser um hobby para a Apple …

Anúncios
11 Comentários leave one →
  1. Mauro permalink
    outubro 4, 2010 13:31

    Boa tarde, acabei de comprar um LG 335 com blu-ray e acesso a internet. Gostaria de aprender sobre filmes online (vudu, pandora etc), mas estou na estaca zero. Voce poderia me indicar uma leitura para iniciantes

  2. andrebianchi permalink
    outubro 4, 2010 13:47

    Mauro,

    Hoje, o melhor site de filmes online é o Netflix (U$9/mês) e para séries de TV americana o Hulu (de graça, com comerciais). Pandora é para música, excelente. Para todos eles vc precisa ou estar nos EUA ou ter um IP americano. (VPN). Vc está no Brasil?

    André

  3. Elpidio Moreira permalink
    janeiro 6, 2011 2:54

    Gostei deveras deste artigo. Estou em NY e fui ao Texas. La vi numa residencia o funcionamento do NETFLIX e fiquei encantado pensando se isto seria possivel no Brasil. Adquiri o novo APPLE TV e ja tenho em casa um MAC, o AIRPORT Xtrem e o IPAD, alem do iPHONE. Tenho familia que mora nos EUA dai pergunto: quais as etapas que devo fazer para fazer subscription da NETFLIX? Preciso fazer, tendo o APPLE TV?
    Grato.
    Elpidio (Fortaleza-CE).

  4. andrebianchi permalink
    janeiro 6, 2011 6:51

    Elpidio,

    Dê uma olhada neste outro post de como assistir Netflix no Brasil.

    https://mobi9.com.br/2010/10/06/como-assistir-hulu-e-netflix-no-brasil/

    Mesmo com a Apple TV, vc precisa uma assinatura com a Netflix por US$7,99 por mês e uma solução de VPN via roteador, pois creio que nem a nova Apple TV habilita uma VPN independentemente. (testei somente na antiga e não faz a menos que com jailbreak)

    https://mobi9.com.br/2011/01/03/configurando-sua-vpn-direto-no-roteador-para-compartilhar-com-multiplos-devices/

    Achei também esse post em inglês, interessante para você, pricipalmente se está ainda nos EUA, poderia comprar um desses roteadores já pré-configurados com VPN.

    http://thomasfals.com/how-to-use-netflix-on-the-apple-tv-2-from-outside-the-us/

    Abs,

  5. Elpidio permalink
    janeiro 6, 2011 16:30

    Obrigado Andre. Foi muito util mesmo. Desejo-lhe um feliz Ano Novo.

  6. andrebianchi permalink
    janeiro 6, 2011 16:38

    Obrigado. Feliz 2011 !!!

  7. setembro 28, 2011 9:15

    Realmente,este mundo já esta acontecendo,sua previsão virou realidade,que bom que esta acontecendo.Sou assinante netlix,estou muito satisfeito com o serviço.Posso asistir filmes e series a horq que eu quiser,e minha internet não é tão boa não,vamos colocar abaixo este paradigma de tv no Brasil é a Globo,Globo é um lixo

Trackbacks

  1. Google TV, agora é oficial! « iPad is out: what now?
  2. Google TV | Bianchi & Associates
  3. Ping: Primeiras impressões da rede social do iTunes « iPad is out: what now?
  4. A nova Apple TV por US$99, o que há por trás ? | Mobilizzati e Innovati!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: