Skip to content

Roku, Apple TV, Boxee, Google TV: A guerra das caixinhas ligadas à TV se intensifica com LG, Samsung, Sony …

julho 4, 2011

Internet-To-TV Players Compared: Roku, Apple TV, Boxee & Google TV.

Se você for decidir montar seu home theater conectado hoje, a decisão não é tão trivial. Além de considerar que TV comprar, provavelmente você deve considerar que caixinhas ou set-top-boxes vai ligar à sua TV. O link acima traz uma comparação entre as caixinhas que estavam o mercado americano até o final do ano passado. No entanto, passado alguns meses de 2011, os novos lançamentos da LG, Samsung e Sony de TVs e BluRay Players, somados aos consoles PS3 e Xbox colocam uma nova dimensão nessa decisão e trazem esses serviços para o Brasil.

Nos últimos meses testei uma série de configurações diferentes e sem pretender fazer uma análise exaustiva das opções, seguem algumas das lições aprendidas (atenção somente que para vários dos serviços internacionais funcionarem no Brasil, você precisará de uma solução de VPN ou DNS – veja post anterior sobre o tema aqui na Mobi9 e pelo menos 10 Mega de banda larga) :

– Os aplicativos e serviços brasileiros ainda são muito limitados, com exceção do Apontador, Saraiva, Netmovies, Terra, Uol entre poucos outros e que não necessáriamente estão disponíveis nas soluções abaixo. Dito isso, temos a expectativa da entrada da Netflix no Brasil em breve.

– Google TV ainda não vingou e está cara, esqueça dela no momento, se está querendo montar uma solução no curto prazo.

– A Roku XD (imagem abaixo), por US$80 é provavelmente o melhor custo-benefício do mercado, além de trazer Pandora e Netflix, Hulu Plus em HD 1080p, tem talvez mais uma centena de opções de canais de video-on-demand e até streaming de canais ao vivo. Entre os aplicativos, destaco o Crunchyroll com animes e dramas japoneses, koreanos e chineses, com legenda em inglês, o Crackle, uma alternativa para filmes e séries grátis. Para filmes e séries em lançamento, traz somente a opção da Amazon Vídeo, e não traz ainda Vudu nem a biblioteca de filmes do iTunes.

– A Apple TV definivamente merece destaque pela sua facilidade de navegação e excelente funcionamento. É limitada a poucos serviços aprovados como Netflix (que funciona muito bem por sinal) e rádios. Traz por outro lado toda sua conexão com sua biblioteca de mídia (Apple compatible) de casa e fácil aluguel de filmes em HD através do iTunes.

– Se sua escolha for um console de games, o PS3 é perfeito no quesito Netflix, Hulu Plus e Vudu. O PS3 é também um Bluray 3D Player, mas o streaming de filmes 3D em 1080p do Vudu tem funcionado comigo à perfeição, mas com 20M de banda. O casamento do PS3 com a TV Samsung LED 3D D8000 foi perfeito e melhor solução que já vi, podendo usar o próprio controle da TV para controlar a parte multimídia do PS3.

– Bom, se a escolha for uma TV completa, a própria Samsung D8000 é ela. Já vem com WiFi embutido e com o Smart Hub, que acessa aplictivos, como Hulu, Netflix e Pandora. O Vudu não funcionou na minha, dizendo que é bloqueado pela TV ser fabricada no Brasil.

– A LG acaba de lançar também o LG Smart TV Upgrader, uma caixinha que ligada a sua TV de modelos anteriores, traz internet, aplicativos e DLNA. Testei e funciona muito bem conectado a uma LG Full HD 1080p, com Netflix e Vudu funcionando perfeitamente. Não tem ainda Hulu Plus, que supostamente deve chegar em breve e outros serviços como Pandora ainda estavam com bug. Imagino que a LG deve atualizar o firmware em breve com o produto ficando mais maduro no mercado.

– Testei também uma Sony EX525, que é um bom custo-benefício, sendo ainda de 60Hz e wireless-ready (necessita de cabo ethernet ou um dongle wireless para conectar à rede), traz Netflix, Hulu, Pandora, Amazon Vídeo como opções. Aparentemente a modelo superior 725, aproxima à solução completa da D8000 da Samsung com 240Hz e wireless embutido. A Sony porém ainda não trouxe um modelo com beleza de design e sem bordas como a Samsung.

– Outras opções incluem os Bluray Players com aplcativos, uma solução que não me atrai, pois não vejo necessidade de se comprar um tocador de Bluray 3D hoje com a tendência de obsolecência dos DVDs e Blurays além de dúvidas sobre que padrão 3D vingará, além de o PS3 poder cobrir essa solução, oferecendo muito mais.

– Gosto também da solução de um MacMini ligado à TV, uma solução mais aberta, abrangente e flexível. Utilizando por exemplo Plex e Boxee, trazem um mundo de possibilidades à sua TV, como assistir canais do mundo todo através de plug-ins ou aplicativos. No entanto, é uma solução mais cara e menos automática que as outras caixinhas.

Em resumo, se você quiser entrar nesse mundo devagar, compre uma Roku ou Apple TV e ligue à sua TV atual. Se quiser entrar de verdade, compre uma TV Samsung D8000 ou similar e incremente com um PS3 e/ou um MacMini ligado a ela. Prometo que seus conceitos sobre TV e suas possibilidades irão mudar.

Ou seja, as opções são muitas e mudam a cada dia. O fato é que hoje a tendência das Smart TVs é irreversível, e da mesma forma que os Smartphones e Tablets, elas  estão prestes a revolucionar mais uma indústria. Façam suas apostas, mas a minha é que nos próximos 12 meses a Apple entrará para valer nesse mercado também deixando de ter sua Apple TV como hobby e passando para o jogo real com sua iTV … Será?

Veja mais posts e novidades na Mobi9:

Como assistir Hulu e Netflix no Brasil?

Slingbox Fantástico !!! Leve sua TV a cabo com vc sempre no iPhone, iPad, ………………

Sua rede WiFi não chega no quarto ou no andar de cima … , seus problemas acabaram e a solução está na tomada elétrica …

iMediaShare – Airplay sem Apple TV, do iPad, iPhone, direto para sua TV.

A TV do futuro chegou … aqui em casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: