Aplicativos móveis mergulham nos processos corporativos e prometem maior produtividade, atendimento, vendas
Não é de hoje que falamos sobre o tema, mas a mobilidade e os aplicativos tem um grande potencial em ajudar redesenho de processos de empresas, buscando inovação, produtividade, melhoria na interface com clientes e aumento de receitas.
Os exemplos estão surgindo em todas as partes, desde os já amplamente conhecidos aplicativos de bancos, distribuição de jornais e revistas, informações ao consumidor, gestão de pedidos, etc, etc …
Hoje gostaria de destacar dois exemplos interessantes de players entrando nesse mundo de forma inovadora. O primeiro, uMov.me (foto acima), um recém lançado desenvolvimento da Trevisan Tecnologia, que propõe um portfolio de aplicativos de prateleira a preços razoáveis, já desenhado para uma série de atividades e funções corporativas, como captação de imóveis para corretores, transporte de mercadorias, visitas de técnicos de TV a cabo, e muitas mais. A proposta parece ser excelente para pequenas e médias empresas, quem não comportariam o desenvolvimento de aplicativos proprietários. Todas os aplicativos estão disponíveis para teste gratuitamente em self-service no site, limitados a um usuário para a empresa. No próprio site pode escolher os planos, que tem suas mensalidades definidas por número de usuários.
O segundo exemplo que destaco é o Field Agent, lançado há quase um ano nos E.U.A. e em fase de expansão internacional, propõe “jobs” de captura de informações de campo, remunerando os agentes e entregando serviços de informação e marketing para empresas de consumo e varejo. Nos EUA, conseguiram recrutar cerca de 60 mil agentes independentes com seus iPhones, remunerando alguns dólares por “job” executado. É sem dúvida, um jeito inovador para por exemplo, monitorar preços da concorrência espalhados por 50 estados americanos, ou posicionamento em gôndolas, só para dar uma idéia. A proposta vai muito além, basta imaginar o que se pode fazer com uma rede assim.
Em resumo, estamos vendo somente a ponta do iceberg, do que a mobilidade, aplicativos, tablets, revolucionarão o mundo corporativo, fragmentarão as cadeias de valor, quebrarão muros dos “natural owner” de indústrias, e diferente dos aplicativos B2C, os aplicativos corporativos tendem a se pagar no curto prazo, sem a dúvida se serão ou não um “blockbuster”.
E aí, mais algum exemplo interessante de aplicativos corporativos ???
Atualizado 5/3/2011 – E muito bem lembrado por meu amigo Raul Mesquita de Freitas, o próprio site da Apple traz uma série de exemplos de aplicativos para negócios … Vale checar… http://www.apple.com/ipad/business/apps/
**********
Veja também na Mobi9:
Field Agent, o primeiro aplicativo que te remunera para usar”
Crescimento acelerado da internet móvel, SVAs e APPs