Skip to content

iOS x Android: Um tabuleiro estratégico muito além do que se imagina

fevereiro 23, 2011

Batalha de sistemas móveis: iOS x Android – Notícias – Macworld.

Pouca gente se dá conta, mas Google e Apple já migraram há anos dos seus “core business” originais para se encontrarem em uma nova Arena Estratégica e com uma dimensão muito maior ainda que seus negócios originais. Isso mesmo, definir o Google como uma empresa de busca e links patrocinados é enxergar 10% da sua realidade e potencial. Também a Apple, já desde 1997 tinha abandonado o Computer de seu sobrenome.

O link acima leva a um texto da Macworld que explica um pouco o tema, trazendo a perspectiva da batalha entre os sistemas móveis iOS x Android. Ainda assim a perspectiva poderia ainda ser julgada de limitada considerando o ponto de vista de mercados.

Existe hoje uma zona cinza entre as indústrias de Mídia, Telecom, Tecnologia, Publicidade, Música e Comunicações em Geral, na qual tanto Google como Apple vem se posicionando fortemente como attackers e revolucionadores dessas indústrias. Ambos colocaram em cheque indústrias e players tradicionais através do foco no cliente final, e com novas propostas de valor, forçando o redesenho completos das cadeias de valor e negócios dessas indústrias. Tanto que players tradicionais como Nokia, Microsoft, The New York Times, CBS, NBC, entre tantos outros encontram-se em um “paredão estratégico” buscando novas saídas para os anos desafiadores à frente.

Hoje, os players tradicionais parecem já reconhecer a dimensão da ameaça, e para muitos executivos nessas empresas a batalha parece ser a de David contra Golias, e a atitude tem sido a de não “fazer marola” e prolongar o status-quo pelo maior período que se consiga, ganhando tempo para quem sabe o futuro traga uma luz.

Eu tenho uma opinião diferente. Acredito que os vencedores, dos dois lados serão os que conseguirem enxergar o futuro e antecipá-lo, buscando estratégias win-win, redesenhando mais rapidamente seus negócios em direção ao futuro  e antecipando os benefícios e valor para os clientes e consumidores nessa nova ordem.

Cabe a Apple e Google desmistificarem o apelido de bicho-papão e ajudarem as empresas de mídia e telecom acharem seu novo modelo de negócios em outro ponto de equilíbrio. Cabe também ficarem de olho no Facebook, que desponta com forte potencial de entrar no time dos gigantes. Cabe aos players tradicionais de mídia e telecom revisarem sua inércia e buscar mais pro-ativamente uma revisão de suas estratégias e seus estrategistas, efetivamente entrando nesse novo oceano e pilotando e navegando para esse novo mundo. Cabe aos incumbents de tecnologia como Yahoo, Nokia e Microsoft, mostrar a um mundo incrédulo, em como esses gigantes, mesmo que trabalhando juntos, conseguirão vencer suas inércias e conseguir escapar do paredão …

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: