Skip to content

10 passos para a inovação

agosto 11, 2010

A blogosfera estava em peso hoje no lançamento da ferramenta colaborativa da LG para desenvolvimento Life`s Good Lab. Portanto, não serei o primeiro nem o último a postar sobre a grande atração do evento, a palestra do Guy Kawasaki, mas tentarei trazer mais do que a palestra um pouco do que me tocou como um cara de start-ups também.

A palestra acima, foi semelhante à que ele usou no evento, mas claramente não representa 1% do que presenciamos na platéia. Ele realmente fala bem e esteve no momento certo e lugar certo durante seus últimos 20-30 anos. Usa claramente seu carisma, humor e casos reais para dar boas dicas para um dos temas mais discutidos e complicados da administração, a inovação. Com sua regra 10-20-30 (10 charts em 20 minutos, com caracteres de tamanho 30), alavanca sua experiência como evangelizador dos Macs na Apple nos anos 80 e sua continua busca por novidades no mundo do venture capital.

Entre os dez itens abordados na palestra, eis os que mais me marcaram:

Make Meaning

Ao contrário do que a maioria dos MBAs e VCs mira com seus start-ups, em que a regra n.1 é Make Money, Guy sugere que entre os bem sucedidos, de alguma forma, antes do dinheiro, existiria algum propósito maior de se fazer algo com significado e que se faça a diferença no mundo. Politicamente correto ou não para uma palestra, consigo relacionar a isso, pois um start-up nunca é tranquilo, sempre com altos e baixos e necessidade de muita perseverança. Seguramente, há formas mais fáceis de se ganhar dinheiro que se submeter aos riscos e volatilidades de um start-up. Um propósito mais nobre, certamente ajuda passar pelos vales e tempos difíceis.

Make Mantra

Os consultores de carteirinha, como fui por anos, ajudam empresas a criar seus mission statements, geralmente em retreats, em hotéis com campos de golfe, e cada executivo tem que encaixar uma palavrinha no final na Visão da empresa, publicada nas paredes e relatórios anuais. Já o mantra é mais curto, repetitivo, real, pra valer. Claro que a crítica é feita aos projetos de consultoria pasteurizados, mas ressalta a importância de uma visão real, aspiracional, que se torne um refrão para as ações  da empresa

Jump to next curve

Inovação é salto quântico, não é marginal. É entender o real benefício de seu negócio e aproveitar as descontinuidades tecnológicas e sociais para mudar de patamar. Hoje me deparo ainda com empresas de produtos e não orientadas a mercado. Guy vai além, busque os benefícios futuros ao mercado, … como se fosse fácil…

Don`t worry be crappy

Inovação não quer dizer lançar produtos perfeitos, mas sim lançá-los, mudar o mercado de patamar e então aprimorá-los

Let 100 flowers blossom

O mercado nem sempre adere aos seus produtos segundo planejado, deixe seu produto crescer e se moldar segundo as demandas do mercado

Polarize people

Não faça produtos para agradar a todos, um bom produto terá segmentos que o amarão e outros que odiarão

Don`t let the Bozos grind you

Aqui, talvez a parte mais interessante da palestra. Em inovação, provavelmente muita gente com reputação poderá opinar negativamente sobre seus projetos e nem sempre os conselhos são acertados. Acredite em seus projetos e seu potencial. Não deixe que palpites com pouca visão limitem seu potencial.

Pois bem, esse breve resumo, ou notas da palestra podem servir para dar apenas uma idéia do que foi falado, mas não transmitem o momento dessa palestra, que como evento está entre os melhores que tenho visto nos últimos tempos. Se achar o vídeo, posto aqui … (achei um evento anterior…)

Atualizado em 12/8/2010 – 17h. Veja abaixo a apresentação que foi usada no evento no Brasil, recebi agora da assistente do Guy. É semelhante a postada acima, com algumas modificações.



Share

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: