Skip to content

Mudança para IPv6 é hoje … o que significa para mim? … o que devo mudar?

junho 6, 2012

Todos devem se lembrar do Y2K e dos pânicos criados que o mundo de TI corporativo iria desmoronar na virada do milênio. Bilhões em consultorias e prevenções depois, a virada do ano novo passou mais uma vez batida e sem grandes catástrofes.

Hoje, mais uma vez teremos uma virada do IPv4 para o IPv6, na qual os endereços de IP se ajustarão à nova realidade não prevista no início da internet com o potencial de mais de 3-4 bilhões de devices conectados já nos próximos anos. Desta vez porêm, não foi criado pânico e tudo deve ocorrer sem nenhuma preocupação para os usuários.

Efetivamente tudo se passa como já conhecemos na telefonia em que novos digitos são inseridos nos nossos números de celular, como deverá acontecer em SP no mês que vem. A diferença é que o IPv6 vem com um horizonte mais abrangente. Vamos ver quantos anos para descobrirmos que mais uma vez fomos conservadores ao projetar o futuro … Alguma aposta???

Veja abaixo, o vídeo do “fundador” da internet, explicando o tema …

Veja mais no site do Google IPv6 – Google.

Leia abaixo o press release da King Host:

World IPv6 Launch, agora é pra valer!

Dia 06 de junho de 2012, ocorrerá o World IPv6 Launch, uma iniciativa da Internet Society, onde diversas empresas ao redor do mundo habilitarão, de forma permanente o IPv6, que a partir de agora, deve ser o padrão do mercado, tornando comum seu suporte e funcionamento.

Diversas organizações se comprometeram em ativar o IPv6 de forma definitiva. Entre elas Google, Facebook, Yahoo! e Microsoft Bing. No Brasil, uma das empresas preocupadas e engajadas na evolução da implementação do IPv6 é a KingHost, que foi a primeira empresa brasileira de hospedagem de sites, entre as líderes, a disponibilizar a versão 6 do protocolo IP para seus clientes.

O Diretor da KingHost, Juliano Primavesi, alerta que, após o esgotamento do IPv4, surgirão usuários que só terão o IPv6 disponível e estes provavelmente terão dificuldades em acessar os conteúdos IPv4. Por este motivo, é importante a implementação do IPv6.

“Percebemos a adesão ao IPv6 como fundamental para o bom fluxo de desenvolvimento da Internet. Os endereços livres no IPv4 estão acabando e pode ocorrer uma situação crítica sem um esforço coletivo para a implementação definitiva da versão 6 do protocolo IP,” conclui Primavesi.

Comprometida com a ativação da nova versão do protocolo IPv6,  a KingHost disponibiliza esta possibilidade de ativação do novo IP em tempo real e em ambiente compartilhado para todos os seus clientes. A solução foi disponibilizada na Semana do IPv6, que ocorreu em fevereiro de 2012 durante o Campus Party, e mantida pela empresa, a fim de fomentar o uso da versão.

Desde a década de 80 utiliza-se o IPv4, ou seja  a versão 4 do protocolo IP, que é protocolo para a comunicação entre as redes de computadores. Cada dispositivo recebe um endereçamento único, e em função do crescimento destes, o espaço de números disponíveis na versão 4 do protocolo IP está acabando.  Para não travar o crescimento da Internet foi criado o IPv6, com uma quantidade bastante superior de endereços disponíveis, mas para o sucesso da implantação é fundamental a adesão ao novo IP de forma massiva e permanente.

Para saber mais sobre o IPv6 acesse kingho.st/ipv6

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: