Skip to content

“Interim Executive” ganha espaço nas empresas

abril 14, 2011

Nos últimos anos, o mix de propostas de consultoria pedidas por clientes tem mudado de perfil. Há 10 anos, ainda nos tempos da McKInsey, a grande maioria dos projetos eram sim de estudos estratégicos que geralmente terminavam na confecção de um belo Power Point e o famoso Livro Azul (Blue Book).

De uns tempos para cá, mais e mais as empresas procuram consultores que coloquem a mão na massa e dividam os riscos e prêmios com seus clientes. Nesse contexto, um dos modelos de consultoria que vem ganhando muito espaço na Europa e E.U.A. é o “Interim Management” ou “Interim Executive”. Nele, consultores, geralmente sênior, vestem a camisa da empresa por períodos definidos que podem ir de 6 meses a 2 anos e exercem completamente a função de executivo compartilhando na empresa o ônus e bônus de sua expertise e suas decisões.

Aqui no Brasil, o modelo tem decolado mais devagar, mas nós da Bianchi & Associates / Mobi9 temos trabalhado com esse modelo há cerca de 10 anos. A dúvida aqui é porque não contratar diretamente um executivo que esteja vinculado e comprometido com a empresa para longo prazo.

Eis algumas razões, que tornam o executivo interino uma opção melhor para as empresas em certas situações:

– Necessidade de expertise externa e por período limitado (ex: fusões e aquisições, start-ups, desenvolvimento de negócios)

– Busca de experiência sênior e por vezes cara por período de tempo limitado, para internalizar habilidades novas

– Solução na contratação de profissionais que não se enquadram no nível de remuneração e incentivos da empresa. mas podem em um período definido agregar valores importantes para a empresa

– Busca de inovação e injeção de novas formas de pensamento e atuação na empresa

– Necessidade de rapidez de contratação e início de projetos

E por aí vai … Anexo abaixo um trabalho do Human Capital Institute, que descreve mais os elementos e benefícios que o modelo de Interim Executive pode trazer.

View this document on Scribd

Aqui no Brasil, além da Bianchi & Assoiciates / Mobi9, outras boutiques de consultoria vem atuando com modelos semelhantes tais como a Table Partners, a AGR Consultores, entre outras. Tudo leva a crer que esse modelo deverá crescer fortemente nos próximos anos no Brasil.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: