Steve Jobs não quer matar os Publishers, mas a estratégia de assinaturas da Apple vai
Steve Jobs Doesn’t Want to Kill Publishers, But Apple’s Subscription Strategy Will.
Não, o título não é meu … e sim do post acima do TechCrunch, um dos melhores blogs de tecnologia e com visão estratégica. Ele se refere à polêmica recém divulgada estratégia de assinaturas da Apple para publicaçōes, que define uma comissão de 30% para assinaturas de jornais e revistas distribuidas pela App Store, e também obriga aos publishers a oferecerem o billing pela App Store, ainda que tenham um canal alternativo para billing. Aliás, na minha opinião, a Apple foi além do limite e está tentando capturar além do seu valor nessa estratégia e provavelmente deverá rever seus termos. Como exemplo, as assinaturas multi-mídia e multi-device, não originadas pela Apple (ex: Netflix, Hulu, e assinantes originais de jornais em papel com extensão para iPad) : não faz sentido capturar 30% sobre tudo e forçará uma redifinição do bundle das assinaturas ou uma diferente pricing strategy por parte dos publishers.
Pois bem, o braço de ferro está lançado e o texto da TechCrunch faz uma boa avaliação das opçōes e pitfalls que devem estar em análise na cabeça dos publishers hoje.
Para quem imaginava que o iPad e tablets em geral não iriam colocar em cheque a indústria de comunicacōes, assim como o iPod fez com a de música, pense de novo, e se ainda não fez, trace urgente sua estratégia e posicionamento …
Veja mais artigos sobre o iPad na Mobi9:
Não comprei o iPad 3G. Que opções tenho para conectar meu iPad?
Palestra sobre impacto do iPad, redes sociais e internet móvel no mercado
Trackbacks