Skip to content

Que serviço de disco virtual e sincronização de dados escolher?

dezembro 23, 2010

Feature:
5 Tools To Keep Your Computers and Mobile Devices
Synchronized via @gilsmethod
.

O sucesso dos tablets, o crescimento acelerado da internet móvel e a multiplicação de aparelhos, traz à tona a necessidade de soluçōes de “cloud storage” (disco virtual ou na nuvem) e sincronização entre devices.

A pedido de um amigo, Ricardo, fui buscar uma tabela comparativa entre os serviços mais utilizados e repliquei acima com créditos ao @gilsmethod.

Na verdade há várias soluçōes interessantes com aplicativos já no iPad, iPhone, Android, tais como DropBox, Box.net, SugarSync, MobileMe.

Eu já testei alguns deles mas venho usando o MobileMe da Apple já há mais de um ano. O serviço vem evoluindo com os novos releases dos aplicativos de agenda e mail, e devo dizer que é uma mão na roda, principalmente para quem tem iPhones, iPads e Macs espalhados em múltiplos locais.

Confesso que ando tendo alguns problemas com sincronização de contatos e principalmente com o PC no painel de controle do MobileMe rodando no Windows7.

Mas tudo somado, as vantagens são infinitas. Além de ter a agenda e contatos sempre atualizados em todos os devices, o acesso aos meus documentos de forma virtual é uma enorme ferramenta de produtividade. Por exemplo, outro dia, no centro da cidade para encerrar uma burocracia, precisava de um comprovante de residência, que não tinha comigo. Do iPhone, acessei meu iDisk e enviei para o e-mail do cartório, que usou de imediato, o que me salvou de uma nova ida ao centro. Um pequeno exemplo.

Pois bem, as opçöes estão aí e a maioria oferece o free trial de espaço e prazos de 30 a 60 dias.

Para quem não tinha ouvido ainda a expressão do Eric Schmidt do Google, sobre os 3Cs trazendo super poderes nas mãos dos usuários com seus smartphones, o cloud é sem dúvida um dos mais úteis.

E você, já testou algum dos serviços?

Veja mais artigos sobre o iPad na Mobi9:

iPad is Out: What Now?

Não comprei o iPad 3G. Que opções tenho para conectar meu iPad?

Palestra sobre impacto do iPad, redes sociais e internet móvel no mercado

Minha opinião após uma semana

Top 10 iPad Apps

NYT – Opinião de especialistas sobre o iPad

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Ricardo Costa permalink
    dezembro 23, 2010 15:45

    André

    Parabéns pelo seu blog. Sou usuário de MAC/IPhone/IPad e sempre consulto seus “post” para esclarecer minhas dúvidas e seguir seus conselhos. Sua linguagem é clara e precisa no trato de temas relevantes para nós usuários.

    Muito obrigado pelo seu trabalho.

    Abraços

    Ricardo Costa

  2. dezembro 23, 2010 17:44

    Obrigado Ricardo. Abs.

  3. Ricardo Grego permalink
    dezembro 24, 2010 11:47

    Eu usava o DropBox para sincronia de alguns codumentos entre computadores e para enviar fotos para amigos e familiares. Mas sempre me incomodou o fato de que apra ser sincronizado um arquivo precise estar debaixo da pasta MyDropBox.
    Estou usando agora o SugarSync (http://goo.gl/uDRln) que tem diversas vantagens sobre o DropBox: permite que eu escolha a pasta que quero sincronizar, em que micros sincronizar ou se só será feito backup dela; tem mais espaço no palno gratuito e um plano de bonificação por indicações melhor que o DropBox (pelo menos até 31/3/2011).
    No DropBox minhas indicações me levaram a pouco amis de 4GB de espaço, enquanto que o SugarSync já começa com 5GB e eu já tenho 9GB gratuitamente.
    Ambos guardam versões anteriores de arquivos sincronizados, o que já me salvou uma ou duas vezes nos últimos meses.

  4. Bud permalink
    dezembro 26, 2010 20:09

    Gosto do http://www.wuala.com que só falta ter streaming de áudio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: