Skip to content

Compatilhar internet 3G do iPhone para o iPad NÃO funciona … (oficialmente)

setembro 14, 2010

ATUALIZADO 9/03/2011 – Versão 4.3 do iOS, já disponível, trouxe a opção do Personal Hotspot para o iPhone4, sendo uma opção para compartilhar a internet 3G via WiFi ou bluetooth para o iPad, resolvendo o problema para quem tem o iPhone4 . O post continua válido para quem tem iPhones anteriores …

(fique ligado nos posts mais recentes da Mobi9)

Apple won’t support iPhone to iPad tethering via @tuaw.

As pessoas vivem me perguntando, então resolvi escrever sobre o tema. Copiei acima um link da TUAW de alguns meses atrás, para referência e mais informações, das supostas causas do chamado tethering não funcionar entre o iPhone e o iPad.

O fato é que não funciona e aparentemente a Apple tem as suas razões para isso nos seus relacionamentos com as operadoras de telecom, ou principalmente a AT&T.

Mas o que é isso? Vamos nivelar os entendimentos … O tethering neste caso seria o compartilhamento do acesso à internet 3G (e seu plano) do iPhone para o iPad. Essa função inerente ao iPhone funciona muito bem com os lap-tops e outros devices transferindo a conexão com a internet através de uma “ponte” por meio do Bluetooth. Para funcionar, o device que utilizará essa “ponte” deve ter uma função Bluetooth que seja compatível com a do iPhone.

Pois bem, em Abril, nos primeiros dias com meu iPad WiFi, fui feliz tentar utilizar meu plano 3G ilimitado do iPhone, na época da Claro, para o iPad e me deparei com 2 problemas. Primeiro, a Claro na época não habilitava o tethering. Segundo, “rolava” pela internet um boato de um suposto e-mail do Steve Jobs, que ao ser questionado sobre a disponibilização do tethering entre o iPhone e iPad. ele simplesmente respondeu: “No”.

Então fui atrás para resolver os problemas. Primeiro, fiz a portabilidade da Claro para a Vivo, que já disponibilizava o tethering. (Me dizem agora que o tethering da Claro está funcionando, mas sei que não fui eu o único dos ex-clientes da Claro que resolveu migrar para a Vivo por esse motivo). Bom, o tethering para o lap-top é uma maravilha. Tenho um MacBook Air e compartilho constantemente esse belo plano ilimitado do iPhone através dessa função tethering.

Segundo, constatei, confirmei, testei e verifiquei. O e-mail do Steve Jobs estava correto. O tethering entre iPhone e iPad não está habilitado. (Confirme no post da TUAW no link acima.) Quase 6 meses depois do lançamento do iPad, essa continua a posição e situação oficial.

Frustrante? Sem dúvida … Mas , se você refrasear o problema, talvez existam algumas soluções. No fundo, o que se quer é compartilhar seu plano 3G do celular para o iPad WiFi?

Veja se você se encaixa em algum do perfis abaixo:

– Você é um desenvolvedor de aplicativos para o iPhone e na verdade nem precisava estar lendo esse post, pois já sabia e sabe desenvolver seu próprio aplicativo que habilita um hotspot no seu próprio iPhone com o SDK;

– (Não recomendo) – Se você fizer o Jailbreak do seu iPhone, existe um aplicativo MyWi por US9,90, que transforma seu tethering em um hot-spot WiFi, que é reconhecido pelo iPad – funciona mas prepare-se para bugs e crashes;

– (Não recomendo e não testei) – Se você quiser arriscar e fazer o jailbreak do seu tão aguardado iPad, o aplicativo iTether (US$5) habilita o “pair” do seu iPad com o iPhone [Video abaixo];

– Use o chip do seu plano e troque quando precisar para um roteador de bolso tipo MiFi (veja link abaixo, testei ontem um modelo que faz essa função);

– Considere na compra de seu próximo telefone, algum modelo que já tenha a função hotspot nativa ou habilitada. É o caso de alguns novos devices rodando Android;

– Aguarde … que da mesma forma que a Claro acabou se tocando que a falta de tethering estava afugentando clientes, não é impossível que a pressão do crescimento do Android faça a Apple reconsiderar sua posição.

Ou então faça como eu, compre logo seu iPad 3G, que é muito mais prático e deixe seu iPad WiFi para funções menos móveis, como controle remoto da sua AppleTV, fixo para revistas e jornais na mesa de centro de casa, um segundo iPad da casa de campo, uma plataforma de games para os filhos… etc, etc…

Veja mais posts sobre o tema na Mobi9, com outras dicas e configurações:

Não comprei o iPad 3G, e agora? Algumas alternativas para usar os acessos 3G e conectar o iPad WiFi.

Meu iPad WiFi ganhou um parceiro e sua liberdade.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Juan permalink
    fevereiro 18, 2011 16:11

    Isso não é verdade, eu uso o MiWi e funciona perfeitamente. O problema é que tem que por JailBreak no aparelho, mas o tethering pelo MiWi funciona perfeitamente !!!

  2. fevereiro 18, 2011 16:22

    Juan, leia o texto, o MyWi foi citado como opção … Esperamos em breve com iOS 4.3 que o iPhone passe a ter o Personal Hotspot que resolva a questão em definitivo, sem necessidade de jailbreak. Vamos aguardar …

Trackbacks

  1. O que é tethering? – Seu celular como modem [Infográfico] « iPad is out: what now?
  2. Compartilhamento da internet chegando ao iPad [RUMOR] « iPad is out: what now?
  3. Qual iPad devo comprar? Com ou sem 3G? 16,32 ou 64 Gb? « iPad is out: what now?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: