Skip to content

Milestone Map: Uma forma simples de controlar um start-up complexo

maio 14, 2010

Quem já presenciou a complexidade de um mega start-up de uma operadora de celular, o lançamento de múltiplos portais de internet simultâneos, ou mesmo a gestão de fusão entre empresas mundiais, entende a necessidade de se tornar muito visível e controlável o acompanhamento do progresso nas principais frentes de projeto. Ao longo dos últimos 10 anos, venho utilizando e aprimorando uma ferramenta simples que além do acompanhamento normal de PMO (Project Management Office) com os famosos semáforos, proporciona uma incrível visibilidade e entendimento para todos os participantes do projeto. Trata-se do Milestone Map. Um exemplo, na foto acima, reporta-se a uma mega start-up de uma operadora de celular que ocorreu há pouco mais de 8 anos.

Um pouco do contexto desse start-up … A empresa partiu de uma licensa adquirida e um business plan de um banco de investimento, um executivo, alguns consultores e uma folha de papel em branco para se começar desenhar a estratégia e plano de negócios real. Em cerca de 12 meses, e alguns bilhões de investimentos, lançava-se uma operadora de celular com 2000 torres em 16 estados do Brasil, 1000 colaboradores, 1000 pontos de venda, mais de 50 mil linhas de script de atendimento, etc, etc.

Uma variante do Milestone Map acima, que era uma painel de cerca de 3 metros, foi colocado na parede acima da mesa do CEO em um grande espaço aberto com os executivos, de forma a  transmitir instantânea e claramente os objetivos do projeto, mês a mês, o acompanhamento dos principais marcos e o grau de preparação para se chegar ao lançamento na data planejada. Imaginem na situação em que se chegava a contratar 20-30 novos colaboradores por semana, com novos diretores, gerentes e coordenadores chegando no meio do projeto e tendo que entrar rapidamente em velocidade de cruzeiro. O Milestone Map servia já como uma rápida introdução: “lançaremos em Abril de 2002, temos que ter no mínimo 2000 mil torres de celular ativadas, e 1000 pontos de venda. Hoje temos x e y, etc, etc…”

Em um outro caso mais recente, de start-up de múltiplos portais de internet, aprendi mais uma coisa: O fato da equipe se esforçar em criar o Milestone Map e sintetizar em um painel único os marcos fundamentais do projeto, foi por si só um execrcício que ajudou a treinar a equipe na priorização das atividades e avaliação dos caminhos críticos até o lançamento.

Bom, agora a pergunta que deve estar na cabeça de todos: E o que isso tem que ver com iPad, aplicativos, internet móvel, e o contexto da mobi9? Bom, este ambiente visa desenvolver conhecimento estratégico provocado por descontinuidades tecnológicas, mas também a ajudar a incubá-lo na forma de novos negócios, dai nossa preocupação em trazer também cases e experiências bem sucedidas na implementação de start-ups e transformações de negócios suportado por novas tecnologias…

… Ah, bom !!! …

Espero que seja útil …

Share

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: