Skip to content

O papel vai acabar? Não, o papel já acabou!

abril 21, 2010

No início do ano estava na Itália e um grande amigo me convidou para passar um final de semana na Holanda, eu sem hesitar aceitei e no final de semana seguinte lá estava eu na terra sob o nível do mar…

E o que isso tem a ver com o papel? Pois é, não tem, mas deveria!

O fato é que tudo aconteceu sem a utilização de sequer uma folha de papel! Do convite, ao envio dos meus documentos (digitalizados, por email), compra da passagem, check-in e bilhete!!

A AirFrance e a KLM disponibilizam cartões de embarques digitais para smartphones. Você pode acessar pelo site ou via email o QR Code do seu cartão de embarque.

Leitura do "cartão de embarque" digital

Como pode-se ver, para alguns processos (bem complexos por sinal) o papel já acabou… mas e o papel das indústria de mídia?

Essa é uma discussão que ouço e participo há mais de 10 anos. Nascida com a popularização dos computadores pessoais, agora ganha força com as promessas dos tablets e o sucesso do iPad.

Eu particularmente sempre acreditei que sim, o papel iria um dia “acabar”, recentemente apostei que em menos de 10 anos as rotativas dos jornais se aposentariam.

Essa visão lhe assusta? Sulzberger Jr., presidente do New York Times disse ao jornal israelense Ha’aretz: -“Não sei se continuaremos imprimindo o ’Times’ em cinco anos. Eu não ligo.”… e isso foi em 2007!

Alguns números nos mostram claramente a rápida mudança de hábitos:

  • o tempo médio gasto na leitura dos jornais nos EUA não chega a 30 minutos por dia.
  • 8 em cada 10 americanos entre 18 e 34 anos sequer olham qualquer jornal.
  • Quase 40% das pessoas com menos de 35 anos, dizem esperar utilizar a internet no futuro para se informar, e só 8% citam jornais.

Mas além das tendências, o fato é que com os novos modos de consumo de informação digital, o papel tende a se tornar inviável economicamente. O mercado do papel encolhe enquanto o do digital se expande… agora resta apenas acertar os modelos de negócio no mundo digital e calibrar os ganhos com publicidade, que parecem estar chegando em ponto de quebra.

Segundo um estudo da PricewaterhouseCoopers, desde 2002 o Market Share de publicidade em internet vem aumentando em quanto o dos jornais cai, e em 2012 esses números devem estar equivalentes.

Pra mim, já é um tanto absurdo pensar que toneladas de papel e tinta, e uma intrincada organização logística com caminhões, vans e um exército de pessoas  são necessárias para que, todos os dias, chegue em minha porta um jornal imenso (do qual não aproveito metade) e eu possa consumir informação. Com um iPad nas mãos, isso já me parece algo do século passado…

Por: Alexandre Leal Machado :: Mobi9

Share

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. fernanda ebert permalink
    abril 23, 2010 17:02

    Sorry guys mas assim como o dvd nao acabou com o cinema, a internet nao acabou com a TV aberta… eu uma traca assumida, nao posso pensar na minha vida sem o toque do papel…depois quem vai ter dinheiro para levar seu ipod com sua revista preferida inside para a praia, tomar sol, maresia e agua de coco???? ,) Olha que ja tive meu prejuizo ao quebrar a touchscreen do meu iphone, sem reposicao no Brasil…
    No futuro vamos imprimir nossas revista em casa!!! Revista com conteudo customizado, ou seja, muita MODA no meu caso, alguma economia e um pingo de vida alheia, no meu caso claro.

    Anyway ADORO O BLOG!!!!
    Andre vou postar no meu facebook uma nota recomendando!
    besos

  2. fernanda ebert permalink
    abril 23, 2010 17:04

    UPS… levar o IPAD para a praia nao IPOD… Sorry

  3. andrebianchi permalink
    abril 23, 2010 17:11

    Obrigado Fernanda, um excelente contraponto …

  4. alemachado permalink
    abril 24, 2010 16:24

    Olá Fernanda!
    Concordo com você que em algumas circunstâncias os dispositivos digitais não são (ainda) adequados… mas também acredito que essa demanda não poderá sustentar os custos da indústria, ao menos não como ela é hoje.
    Sua idéia de imprimir em casa é genial! Na verdade existem diversas frentes de P&D neste caminho.. o papel digital ou folhas que podem ser reimpressas, enfim soluções serão criadas.. talvez um tablet a prova dágua! 🙂 …afinal já levamos para a praia nossos celulares e cameras fotográficas…

    De qualquer maneira segue um video divertido na defesa dos velhos e bons costumes.. 😉

  5. fernanda ebert permalink
    maio 13, 2010 16:47

    AMEI o video Ale!! A minha cara!!!!

    vou confessar…nao vejo a hora de ter um ipad, mas deixo o teste e aperfeicoamento para vcs, compro o meu daqui a um ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: