Skip to content

Primeiros iPad apps brasileiros Apontador, Estadão Tablet já estão na iTunes Store

abril 2, 2010

Ainda sem data para lançar o iPad no Brasil, a Apple no Brasil confirmou não estar desenvolvendo nenhum preparativo oficial ou parceria no Brasil para a chegada do iPad. Segundo a Apple, não existe ainda data prevista para este lançamento, ainda porque dependeria da aprovação do aparelho pela Anatel. Questionada sobre o caminho para as empresas brasileiras desenvolverem seus posicionamentos e ofertas para o iPad, a Apple do Brasil afirma que o único procedimento, neste momento, é através da ferramenta padrão para desenvolvedores SDK e os formatos e modelos de negócio padrão oferecidos pela App Store.

Mesmo assim algumas empresas brasileiras largaram na frente e apareceram silenciosamente na iTunes App Store junto com os primeiros 700 aplicativos exclusivos para iPad que foram ao ar oficialmente dia 31 de março, três dias antes do tão agauardado lançamento do iPad. São os casos do aplicativos do Apontador Local e Estadão Tablet.

O Apontador Local é um aplicativo de serviços e informações com base na localização, que visa prover informações sobre restaurantes, bares, cinemas, serviços ao redor do usuário, como se fosse um guia de páginas amarelas ou  de serviços moderno. O aplicativo foi desenvolvido pela própria empresa LBS Local, pioneira na internet brasileira em LBS (location based services) e resultado da fusão das empresas Maplink e Apontador.

.

.

O Estadão Tablet é a primeira versão de degustação do tradicional jornal O Estado de São Paulo no mundo do iPad. Ela ainda não pretende ser a formatação definitiva para o iPad, nem ser uma opção ainda ao Estadão Digital (versão idêntica à das bancas pela internet), mas oferecer aos pioneiros que estão viajando aos Estados Unidos essa semana para pegar o seu iPad experimentarem seu novo brinquedo com conteúdo brasileiro de qualidade. Versões mais elaboradas do iPad e versão digital estão sob estudo e em desenvolvimento no bairro do Limão – sede do Estadão.  (Créditos a Nicholas Serrano, Alexandre Machado, Ado Fonseca, Felipe Borges, e toda a turma). O outro jornal brasileiro de destaque a se posicionar no iPad logo no início foi “O Globo”, que preferiu um approach diferente do Estadão e partiu para um web app, diretamente no navegador do Safari. O Globo está disponibilizando por tempo limitado o acesso grátis à sua versão impressa pelo iPad.

.

.

Entre os jornais americanos, destacam-se os apps do The Wall Street Journal e do The New York Times. O NYT parece ter caminhado em um primeiro momento em uma linha semelhante ao do Estadão de degustação de uma coleção limitada de notícias, com NYT Editor’s Choice. Trata-se de uma seleção limitada de informações de escolha do editor.

.

.

.

Já o WSJ parece trazer, pela descrição do seu app, versões completas e com formato que lembra seu jornal impresso. Notícias anteriores, divulgadas neste próprio blog, indicavam a intenção de uma cobrança por parte do WSJ de USD 17,99 por mês por sua versão iPad. Agora nos resta esperar somente mais um dia e poderemos deixar de fazer especulações e saber realmente que modelos de negócio e cobrança estarão sendo explorados. .

..

.

Share

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: